Bem-vindo ao nosso site

Bem-vindo caro leitor, este site tem o objetivo de mostrar as pessoas a importância do meio ambiente, ensinar como devemos cuidar dele. É a partir de pequenas atitudes que conseguiremos tornar o mundo melhor. Neste site vamos apresentar pequenas atitudes que podem ser mudados no nosso dia-a-dia, ensinaremos a fazer compostagem domestico, reciclagem reuso de materiais ja utilizados entre outros.

Notícias

05/02/2014

Proteja o seu solo

 

 

O solo é a pele da Terra: a camada mais fina e mais superficial da crosta terrestre. É o produto de uma ação combinada e concomitante de diversos fatores, sendo eles: clima, material de origem, organismos, tempo e relevo. A maior ou menor intensidade de algum fator pode ser determinante na criação de um ou outro solo. Os solos não são todos iguais: enquanto a terra brasileira é, em sua maioria, apropriada para o crescimento dos mais diversos tipos de plantas, os terrenos da Rússia são caracterizados pela vegetação rasteira.

Terrenos com buracos são cavados no chão e forrados com plástico ou argila para que o lixo recolhido na cidade possa ser depositado. A decomposição da matéria orgânica existente nesse lixo gera um líquido altamente poluidor – o chamado chorume – que, mesmo com a proteção da argila e do plástico nos aterros, vaza e contamina o solo. O problema não é só o solo: o chorume se infiltra aos poucos e pode chegar aos lençóis freáticos, grandes reservatórios subterrâneos de água doce. Por isso, devemos fazer o possível para encaminhar nosso lixo orgânico para a compostagem, não apenas para aterros. O chorume pode se tornar um eficiente adubo. Algumas mudanças simples na maneira como vivemos fazem grandes diferenças. Afinal, a contaminação do solo não é uma questão apenas do solo.

Terra Saudavel = plantas saudaveis

PLantas saudaveis= base da cadeia alimentar

Terra saudavel = agua limpa

Agua = vital para a vida

Cuidar do solo é, em essência, garantir a manutenção da vida.

 
O que podemos fazer:

- Restrição ao uso de agrotóxicos

- Não jogar óleo de cozinha na pia
Na agricultura use o rodizio de culturas para evitar esgotamento do solo,evite desmatamento principalmente na beira de rios ou curso dágua ou nascentes .
• Tratar lixos e resíduos domésticos e industriais.
• Colocar o lixo nos recipientes próprios.
• Utilizar sempre que possível materiais reciclados e preferir produtos ecológicos.
• Colaborar na reciclagem de vidro, papel, cartão, alumínio e plásticos, fazendo a separação dos lixos.
• Cultivar organicamente 



 

 

 

Faça Arte com o seu lixo!

Reuso de caixotes de feira

 

Sabe aquelas caixas de madeiras que ficam jogadas na rua após as feiras livres? É possível reutilizá-las das mais diversas formas. Veja só:

 

Elas podem ser utilizadas para fazer armários completos!

Reuso de galão de plástico

 

reuso-galao-de-plasico-reciclagem-de-materiais-sustentabilidade

Ideias de artesanatos com rolo de papel higiênico

Sabe aquele rolo de papel higiênico que descartamos no lixo todos os dias? Pois é! Nem podemos imaginar quantas coisas legais que eles podem se transformam com um pouco de criatividade! Um efeito decorativo muito usado nos ambientes são as mandalas. Usualmente, a base destas são feitas de telas ou compensados, mas, aqui as mandalas são leves e super bonitas porque são feitas usando rolos de papel higiênico! Basta pegar o rolo e cortá-lo em várias partes de aproximadamente dois a três centímetros de espessura. Depois de cortar várias tiras, faça a dobradura, isto é, dobre a tira ao meio (como se formasse pétalas) e, em seguida, cole-as uma a uma formando as flores. Primeiro faça as flores e, depois de todas ficarem prontas, cole-as umas as outras formando a mandala. Você pode usar cola branca para realizar o trabalho, ou se preferir, cola quente. A vantagem da cola quente é que a secagem é mais rápida (fonte:https://www.artesanato.com/reciclagem-2/10-ideias-de-artesanatos-com-rolo-de-papel-higienico/)

Neste vieo do youtube mostra passo a passo: https://www.youtube.com/watch?v=sa7o2cI8_CY

Exemplo:

 

Gestão de Residuos

O Plano Municipal da Prefeitura de São Paulo de Gestão dos Resíduos, que deve ser apresentado até o final do ano, será voltado para ações em um período de 20 anos, mas trará algumas metas já para o curto prazo. Ao Estado, o secretário de Serviços, Simão Pedro, adiantou alguns detalhes.

Segundo ele, a ideia é agir em duas frentes: de um lado, melhorar a coleta seletiva e a reciclagem dos secos (que respondem por 35% do total de resíduos da cidade); e de outro, manejar a parte orgânica (51% do total).

Ao final dos 20 anos, o plano, em concordância com o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estima que somente os rejeitos - o que não é passível de nenhum tipo de reaproveitamento, seja com reciclagem, compostagem ou biodigestão (fermentação dos orgânicos para produzir biogás) - seguirão para os aterros sanitários. Hoje eles são 14% dos resíduos da capital.

Até 2016, último ano da gestão Fernando Haddad, "a coleta seletiva - que hoje ocorre uma vez por semana em 70 dos 96 distritos da cidade e atinge somente 1,6% do lixo seco - deverá atingir toda a cidade e alcançar 10% dos resíduos secos", promete Pedro.

Para promover sua reutilização, explica, serão instaladas quatro grandes centrais mecanizadas de reciclagem no município, que vão trabalhar com cooperativas de coletores. Já antes da Copa, diz o secretário, duas centrais deverão estar em funcionamento - uma em Santo Amaro (zona sul) e outra na Ponte Pequena (zona norte). A fim de alimentá-las, ele planeja aumentar a coleta de resíduos secos para 6% até lá.

Em relação ao orgânico, a ideia é por em prática, ainda em 2014, um projeto-piloto de colocação de composteiras pequenas em 2 mil residências da cidade, ao longo de seis meses. Elas serão escolhidas para ter uma representatividade dos domicílios paulistanos e servir para testar o funcionamento da ideia. Se der certo, eles esperaram ampliar para condomínios para que parte dos resíduos nem precise ser coletada.

Mundo ‘joga fora’ mais de 1 bi de toneladas de comida por ano, diz ONU

 

No dia mundial da alimentação, celebrado na quarta-feira (16), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, emitiu alerta global para reduzir o desperdício de comida no mundo, problema que persiste enquanto 842 milhões de pessoas passam fome.

De acordo com o órgão, anualmente um terço dos alimentos produzidos no planeta atualmente vai direto para o lixo, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas por ano. De acordo com Robert van Otterdijk, especialista em agricultura da FAO, com apenas um quarto deste total é possível alimentar os mais de 800 milhões de famintos.

Além disso, a agência da ONU informou que mesmo reduzindo pela metade o desperdício de alimentos, seria necessário elevar em 32% a produção mundial de comida para alimentar a população mundial até 2050. Na situação atual, o aumento da produção de alimentos deve ser de 60% para atingir esse objetivo (Fonte: G1).

 

Reutilizar agua da chuva

Reutilizar agua da chuva

21/04/2014 06:25
Reutilizar Agua da chuva 21/04/2014 06:19 Como reaproveitar a água da chuva em residências?   IMPORTANTE - Como essa água será só para fins não potáveis, aconselhamos usar apenas o cloro de origem orgânica (cloro usado em piscinas) para evitar qualquer tipo de proliferação de bactérias,...

Contato

Aprendendo a cuidar da natureza

Compostagem

Compostagem doméstica

16/10/2013 13:45
Compostagem doméstica Compostagem = transformar  lixo em adubo, pode oferecer ao solo um material rico em nutrientes  e, principalmente, ajuda a reduzir a quantidade de lixo que vai diariamente para os aterros e lixões do Brasil. PASSO 1 – O recipiente Você deve ter um recipiente...

Artesanato com Rolo de Papel Higienico :)

Artesanato com Rolo de Papel Higienico

22/10/2013 08:54
deias de artesanatos com rolo de papel higiênico Sabe aquele rolo de papel higiênico que descartamos no lixo todos os dias? Pois é! Nem podemos imaginar quantas coisas legais que eles podem se transformam com um pouco de criatividade! Um efeito decorativo muito usado nos ambientes são as...

HIDROPONIA

Hidroponia

18/10/2013 17:11
A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia. A hidroponia é a ciência de cultivar plantas sem...

Solo

Proteja o SOLO!

05/02/2014 14:33
Proteja o seu solo O solo é a pele da Terra: a camada mais fina e mais superficial da crosta terrestre. É o produto de uma ação combinada e concomitante de diversos fatores, sendo eles: clima, material de origem, organismos, tempo e relevo. A maior ou menor intensidade de algum fator pode ser...

Notícias

Reutilizar Agua da chuva

21/04/2014 06:19
Como reaproveitar a água da chuva em...

Proteja o solo!

05/02/2014 14:32
Proteja o seu solo O solo é a pele da Terra: a camada mais...

Mundo ‘joga fora’ mais de 1 bi de toneladas de comida por ano, diz ONU

17/10/2013 10:58
No dia mundial da alimentação, celebrado na quarta-feira...

Nota aos visitantes

16/10/2013 13:13
Educação Ambiental é a transformação ativa da realidade e...

Eco Luminaria

Reciclagem de garrafas : Potes decorado

08/07/2014 08:56
Fonte: https://drikaartesanato.com/2013/05/artesanato-com-garrafa-pet-potes-decorados.html

Enfeites natalinos sustentáveis para você fazer

19/11/2013 13:01
Quando o plástico é depositado em lixões, ele gera diversos problemas, um dos principais é a queima indevida e sem controle. Quando dispostos em aterros dificultam sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as...

Eco Luminaria

31/10/2013 13:48
UMA GARRAFA PET, E 2 LATINHAS DE NESCAU, VIRAM UMA LINDA LUMINARIA.    

Palavra de tartaruga!

Cientistas estudam a conversa entre as tartarugas-da-amazônia

17/02/2014 13:54
Os cientistas que lideram a pesquisa são especialistas em bioacústica, área da ciência dedicada ao estudo dos sons emitidos pelos animais. Eles gravaram 420 horas de sons emitidos por tartarugas-da-amazônia, uma das espécies mais sociais entre os quelônios – grupo de répteis que possuem cascos,...

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.

Enquete

Qual assunto lhe interessa mais?

Reciclagem (8)

50%

Reuso de materiais (8)

50%

Total de votos: 16