Hidroponia

18/10/2013 17:11

A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo Dr. W. F. Gericke da Universidade da Califórnia.

A hidroponia é a ciência de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo).
Ao cultivar com solução nutritiva utilizando um substrato não inerte (húmus por exemplo), admite-se dizer que é um  cultivo sem solo, mas não é adequado referir-se como sendo hidroponia.

Quando a solução é aplicada ao solo, tem-se a ferti-irrigação. Não é cultivo sem solo, nem hidroponia. Em geral esta solução não é completa, pois tem caráter complementar.

Portanto, na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva, pois, se houver substrato, este é inerte.
No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca (Fonte:LabHidro, UFSC).

 

Esse sistema possui muitas vantagens como economizar água, energia e espaço, além de produzir alimentos mais saudáveis, de qualidade superior. Como é cultivado em estufas, fica livre de insetos e outros animais que poderiam parasitar as plantas. Além disso, contaminantes do solo também são evitados, não havendo necessidade de utilizar algum tipo de tóxico no combate de pragas. A nutrição é diária, ou seja, as plantas recebem as quantidades ideais de nutrientes necessários para seu crescimento forte e saudável diariamente. Para o produtor, o trabalho se torna mais leve e limpo, o manuseio das plantas é facilitado, pois não necessita abaixar-se para colher em virtude da altura em que os vegetais são cultivados. E não é necessário preocupar-se com rotação de culturas.

Com a quantidade de nutrientes disponibilizada, as plantas crescem mais rapidamente, o que aumenta o interesse comercial.

O professor e agrônomo Jorge Barcelos ensina esse novo sistema hidropônico, onde a planta fica flutuando na água. Para isso é usado um pote vazio de sorvete com tampa, 1 garrafa de água descartável de 5 litros e um rolo de fita adesiva de alumínio.

Na montagem, o professor mostra que deve-se enrolar o pote de sorvete com a fita adesiva de alumínio, protegendo-o do sol, evitando assim que cresçam fungos por esquentar demais, e ajuda também a repelir os insetos pelo brilho. Faz-se então um furo na tampa do pote de sorvete do tamanho da tampinha da garrafa de água descartável. Corta-se a boca da garrafa descartável fazendo um funil. Na tampa da garrafa descartável faz-se um furo e tira-se dois pedaços deixando uma fita no meio da tampa (para passar a raiz da planta).

.Introduz o funil no buraco da tampa do pote de sorvete e está pronto. Coloque mais ou menos 2 litros de água com os nutrientes dentro do pote, tampe, e coloque a muda da plantinha no funil, tomando o cuidado de introduzir a raiz no buraco da tampinha do funil para que tenha contato com a água com os nutrientes.

Para preparar o adubo (solução nutritiva hidroponica), Jorge Barcelos recomenda a compra de 1 kit pronto que vem com 5 nutrientes – o sulfato de magnésio, fosfato monoamônio (mapi), nitrato de cálcio, nitrato de potássio e os micronutrientes, entre eles o ferro, que dá uma cor avermelhada. Cada saquinho de adubo deve ser dissolvido em 5 litros de água e você terá 5 garrafas com os 5 nutrientes acima dissolvidos. Para preparar o adubo final você vai colocar 10 ml de cada nutriente dissolvido para cada 2 litros de adubo.

.A plantinha, que ficará no pote de sorvete por mais ou menos 30 dias, vai precisar de sol e de que seja mantido o nível de água (adubo), repondo-o a cada 2 ou 3 dias.

 A técnica mini-floating também pode ser usada no plantio de flores e frutas de pequeno porte.

O kit pronto de nutrintes para hidroponia tem o custo de 12 reais, rende 1000 litros e pode ser encontrado em casas especializadas.

.Para maiores informações - www.labhidro.cca.ufsc.br