Proteja o SOLO!

05/02/2014 14:33

Proteja o seu solo

O solo é a pele da Terra: a camada mais fina e mais superficial da crosta terrestre. É o produto de uma ação combinada e concomitante de diversos fatores, sendo eles: clima, material de origem, organismos, tempo e relevo. A maior ou menor intensidade de algum fator pode ser determinante na criação de um ou outro solo. Os solos não são todos iguais: enquanto a terra brasileira é, em sua maioria, apropriada para o crescimento dos mais diversos tipos de plantas, os terrenos da Rússia são caracterizados pela vegetação rasteira.

Terrenos com buracos são cavados no chão e forrados com plástico ou argila para que o lixo recolhido na cidade possa ser depositado. A decomposição da matéria orgânica existente nesse lixo gera um líquido altamente poluidor – o chamado chorume – que, mesmo com a proteção da argila e do plástico nos aterros, vaza e contamina o solo. O problema não é só o solo: o chorume se infiltra aos poucos e pode chegar aos lençóis freáticos, grandes reservatórios subterrâneos de água doce. Por isso, devemos fazer o possível para encaminhar nosso lixo orgânico para a compostagem, não apenas para aterros. O chorume pode se tornar um eficiente adubo. Algumas mudanças simples na maneira como vivemos fazem grandes diferenças. Afinal, a contaminação do solo não é uma questão apenas do solo.

Terra Saudavel = plantas saudaveis

PLantas saudaveis= base da cadeia alimentar

Terra saudavel = agua limpa

Agua = vital para a vida

Cuidar do solo é, em essência, garantir a manutenção da vida.

 
O que podemos fazer:

- Restrição ao uso de agrotóxicos

- Não jogar óleo de cozinha na pia
Na agricultura use o rodizio de culturas para evitar esgotamento do solo,evite desmatamento principalmente na beira de rios ou curso dágua ou nascentes .
• Tratar lixos e resíduos domésticos e industriais.
• Colocar o lixo nos recipientes próprios.
• Utilizar sempre que possível materiais reciclados e preferir produtos ecológicos.
• Colaborar na reciclagem de vidro, papel, cartão, alumínio e plásticos, fazendo a separação dos lixos.
• Cultivar organicamente